Pesquisa PoderData: 27% comeram menos que o habitual ou passaram fome na pandemia

Compartilhe

Pesquisa PoderData realizada de 6 a 8 de dezembro de 2021 mostra que 27% dos brasileiros dizem ter passado fome ou comido menos durante a pandemia. Essa é a soma do percentual dos que dizem ter deixado de fazer refeições (6%) com o dos que passaram a comer menos do que o de costume (21%) nesse período.

Essa taxa caiu 4 pontos percentuais em comparação a abril do mesmo ano. Ainda assim, o número equivale a 57,7 milhões de pessoas, segundo a estimativa populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O percentual de pessoas que deixaram de comer ou passaram fome, conforme o levantamento, equivale a 12,8 milhões.

O percentual diminuiu desde a última vez que o PoderData fez o levantamento, em abril, quando os que diziam ter deixado de fazer refeições (4%) e os que passaram a comer menos do que o de costume (32%) somavam 36%. A variação foi de 9 pontos percentuais.

No recorte por idade, 10% das pessoas de 25 a 44 anos dizem ter deixado de fazer uma refeição ou passado fome. É o maior valor entre as faixas etárias. Outros 23% nesse grupo dizem ter comido menos do que o habitual. Entre aqueles que cursaram até o ensino fundamental, a soma dos que dizem ter deixado de comer (10%) ou que têm comido menos (20%) é de 30%.

A pesquisa foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos de 6 a 8 de dezembro de 2021. Foram 3.000 entrevistas em 489 municípios nas 27 unidades da Federação de 6 a 8 de dezembro de 2021. A margem de erro é de 1,8 pontos percentuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como posso te ajudar?