Um dia antes do fim dos Pan de Lima 2019, o Brasil chegou a 158 pódios e bateu o recorde de medalhas em Jogos Pan-Americanos com a prata conquistada no torneio por equipes feminino do tênis de mesa, superando as 157 conquistadas no Pan do Rio em 2007. Agora, são 52 ouros, 40 pratas e 66 bronzes nesta edição distribuídos por 52 modalidades. De quebra, a delegação brasileira assegurou o segundo lugar geral no quadro de medalhas, atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2007, o Brasil ficou em terceiro. Em Lima, o Brasil ainda tem a chance de quebrar o recorde de ouros conquistados. Em Lima, já são 52 ouros conquistados, igualando a sua melhor marca, também na Rio 2007. No último Pan, em Toronto 2015, foram 141 medalhas, 42 ouros, 39 pratas e 60 pódios, com o terceiro lugar geral.

No Pan do Rio, 332 distribuíram um total de 1076 medalhas em 47 modalidades. Em Lima, esse número aumentou, e a quantidade de esportes cresceu para 52, com 417 competições dando medalhas. Nessa edição, o Brasil já tem outras medalhas garantidas, mas que faltam a definição de qual será, como no basquete feminino, que jogo neste sábado a final, e no tiro com arco, que será definido no domingo.

O JOGO

A primeira partida foi a mais equilibrada das cinco que tivemos em Lima nesta noite. Com sets alternados sendo vencidos de cada lado, melhor para as porto-riquenhas Melanie Díaz/Daniely Ríos que derrotaram Jessica Yamada/Caroline Kumahara por 3 a 2 (10×12 / 12×10 / 8×11 / 12×10 / 12×10). Depois do único jogo de duplas desta decisão, Bruna Takahashi e Caroline Kumahara venceram por 3 sets a 1. Bruna derrotou a favorita Adriana Díaz e Caroline despachou Danielly Rios. Faltava apenas Jessica Yamada derrotar Adriana Díaz novamente e o ouro seria brasileiro.

Mas não foi o que aconteceu. A porto-riquenha venceu a brasileira também por 3 a 1 e deixou a decisão da medalha nas mãos direitas de Melanie Díaz (sua irmã mais velha) e Bruna Takahashi. Bruna ganhou com tranquilidade o primeiro set por 11 a 3, mas teve um pouco mais de dificuldade no segundo e mesmo assim fechou o segundo set por 11 a 6. No terceiro set, Díaz abriu 8 a 3, mas viu a brasileira empatar e levar até 17 a 15, mas para Porto Rico. Melanie Díaz continuou a recuperação, venceu o quarto set por 11 a 9 e conquistou o ouro no último set em 11 a 6.

Veja como está o quadro de medalhas

Equipe de vela celebra as medalhas conquistadas em Lima — Foto: Jonne Roriz/COB

Equipe de vela celebra as medalhas conquistadas em Lima — Foto: Jonne Roriz/COB

O BRASIL NO PAN

A natação e o atletismo foram os carros-chefes do Time Brasil. Nas águas, foram 25 medalhas, sendo nove ouros, sete pratas e nove bronzes. Nas pistas, 16 pódios, com seis ouros, seis pratas e quatro bronzes. Ginástica artística e vela também se destacaram com 11 e nove pódios, respectivamente. Individualmente, Chico Barreto, da ginástica artística, teve o melhor desempenho, com três ouros conquistados no cavalo com alças, na barra fixa e por equipes. Hugo Calderano, no tênis de mesa, também teve três pódios, com dois ouros e um bronze. E na canoagem slalom, Ana Sátila e Pepê Gonçalves subiram no lugar mais alto do pódio duas vezes cada.

+ Mister Pan? Chico Barretto supera previsão do filho e deixa Lima com três ouros: “Fiz meu máximo”
+ Do arroz com ketchup aos 2 ouros: Pepê lembra dificuldade e traça objetivos na canoagem após o Pan

Alguns esportes surpreenderam e foram além do esperado. No taekwondo, foram sete medalhas de oito possíveis. No triatlo, dois ouros e duas pratas. Em Lima, o Brasil também conquistou seus primeiros ouros em algumas modalidades, no boxe feminino com Beatriz Ferreira, no arremesso de peso masculino com Darlan Romani, na classe 49er FX da vela com Martine e Kahena, na patinação artística feminina com Bruna Wurts, no badminton masculino com Ygor Coelho. Entre os esportes que vão estrear nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Valéria Kumizake conquistou o bi no karatê.

Ygor Coelho ouro Pan de Lima badminton — Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Ygor Coelho ouro Pan de Lima badminton — Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.b

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here