177 anos. Vila de Santa Cruz do Aracati X Cidade de Aracati

7

Em 10 de Fevereiro de 1748, o arraial de São José do Porto dos Barcos do Jaguaribe, passa a ser denominada Vila de Santa Cruz do Aracati. “A construção da Vila foi planejada de acordo com uma planta, seguindo o projeto adotado pelos portugueses no século XVIII para a formação das Vilas e Cidades.”
Foram 94 anos como Vila de Santa Cruz. Nessa época a Vila teve um grande crescimento e progresso devido ao comercio das carnes secas ou charqueadas como se costuma denominar esse período.

Foi exatamente durante o tempo da Vila de Santa Cruz do Aracati, que foram construídas as quatro grandes igrejas: Matriz, Bonfim, Rosário e Prazeres. A nossa Casa da Câmara teve seu inicio quando Aracati ainda era Vila. A construção do prédio da Alfandega, localizado onde hoje é a Praça Dr. Leite, que funcionou durante 16 anos, quando a nossa economia se baseava na exportação do algodão.

Era a Vila tão desenvolvida que a Câmara dos Deputados de então apresentou um projeto para ser transferida para Aracati a sede do Governo. Fato que, no entanto não concretizou.

Em 1831, foi publicado o jornal Clarim da Liberdade, o primeiro jornal do interior do Ceará quando ainda éramos Vila.

A Vila tinha uma importância politica tão destacada, que o grande Tristão Gonçalves em 1824 deixou a sede do Governo da Republica do Equador em Fortaleza, para vir combater os adversários Imperialistas que dominavam a Vila do Aracati.

Segundo Liberato de Castro Carreira relata em 1837 a Rua Grande estava toda construída e que tinha 58 sobrados.

Em 1842, uma lei provincial elevou a Vila de Santa Cruz do Aracati para a cidade de Aracati em 25 de outubro. Infelizmente nossa economia passava por um tempo de dificuldades que permaneceu por um longo período.
As grandes construções que surgiram que merecem distinção quando do inicio de Aracati como cidade foram: O cemitério publico (1860), Construção do mercado publico (1877), Cia Popular Aracatiense, que se transformou na Fabrica de Tecidos Santa Tereza (1895), a Coluna D. Luís, Praça Dr. Leite, Praça da Independência, o Teatro Santo Antônio.

Hoje estamos comemorando 177 anos de elevação de cidade, no entanto poderíamos estar comemorando com mais justiça e importância histórica, 271 anos que foi o inicio da nossa historia oficial quando o arraial de São José do Porto dos Barcos passou a ser chamado de Vila de Santa Cruz do Aracati.

Antero Pereira
Facebook

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here