Fim do mistério das eleições em Caucaia será anunciado na próxima quarta, 28
O prefeito de Caucaia, Vitor Valim (PSB), pretende anunciar até semana que vem a chapa que concorrerá à sua própria sucessão no Município. Em reunião que começou no fim da tarde e entrou pela noite de terça-feira, 20, o prefeito se reuniu com praticamente todos os vereadores do Município e sinalizou que o anúncio será feito na próxima quarta-feira, 28. A intenção é informar quem será candidato a prefeito e também a vice.
Estavam presentes 22 dos 23 vereadores de Caucaia, quatro secretários municipais e a presença que mais chamou atenção: o secretário estadual da Articulação Política, Waldemir Catanho (PT). Ele passou a integrar a lista de pré-candidatos.
Veja os cotados para a chapa da situação em Caucaia:
- Lia Gomes (PDT), deputada estadual
- Luizianne Lins (PT), deputada federal
- Salmito Filho (PDT), secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado e deputado estadual licenciado
- Waldemir Catanho (PT), secretário da Articulação Política do Estado
- Dr. Tanilo (PDT), presidente da Câmara Municipal de Caucaia
- Vanderlan Alves (União Brasil), vereador e candidato a deputado federal mais votado em Caucaia na última eleição
- Silvio Nascimento, secretário de Patrimônio e Transporte de Caucaia, ex-vereador e que, como suplente, chegou a assumir mandato de deputado estadual
Segundo aliados a Valim, entre esses nomes deverão sair os candidatos ou candidatas a prefeito e a vice-prefeito. Os três últimos são personagens da política de Caucaia. São alternativas para prefeito ou para vice. A tendência é que da Cãmara saia o indicado para vice;
Catanho é personagem estratégico no governo Elmano de Freitas (PT) e tem sido, desde o início da trajetória, o principal auxiliar político de Luizianne Lins. A deputada é pré-candidata a prefeita de Fortaleza e citada como opção também em Caucaia.
A hipótese de lançar Catanho surgiu não na gestão Valim, mas no Governo do Estado. Seria um meio de resolver o impasse no PT, que tem hoje cinco pré-candidaturas a prefeito, mas duas como as mais cotadas: Luizianne e o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão. Este último tem recebido sinalizações de preferência do Palácio da Abolição.
Valim não disputará reeleição
O prefeito Vitor Valim teria possibilidade de se candidatar a um novo mandato, mas decidiu não concorrer à reeleição.
“Eu vou estar junto do nosso líder Camilo Santana, com nosso governador Elmano de Freitas, para que nós, juntos, possamos construir um nome de um homem ou de uma mulher para ser o próximo prefeito de Caucaia”, disse ao fazer o anúncio em live, em janeiro.